Nunca é a mesma coisa. Você pode utilizar a mesma técnica, luz igual e fundo idêntico, mas os resultados serão diferentes. A energia vital das pessoas não pode ser desprezada pelo fotógrafo.
Pessoas que brilham podem superar qualquer expectativa do fotógrafo e pessoas apagadas derrubam qualquer otimismo que se possa depositar.
Cada pessoa me surpreende de forma peculiar. Em algumas eu deposito grandes expectativas e em outros certo receio. Confesso que minhas expectativas quase sempre se comprovam, mas eu amo mesmo quando erro, quando quem está em frente a câmera consegue quebrar com meu pré conceito.
Jamais serei capaz de fotografar alguém de verdade. Posso apenas registrar o que vejo por meio da luz que elas emitem.
Rodrigo Covolan

O consultor de empresas Luciano Salamacha por Rodrigo Covolan

A pequena indiazinha caingangue. Foto Rodrigo Covolan
Aprendi que não posso impor totalmente meu "fator fotográfico". Preciso agregar na receita do trabalho aquilo que cada cliente trás, pois apenas assim o resultado será democrático e contemplativo aos meus interesses porém também aos interesses do cliente.
Quando se trata da fotografia de pessoas o fotógrafo nunca trabalha sozinho.
Sou um apaixonado por fotografias de seres humanos. Talvez motivado pelo pensamento que diz "Na fotografia nada é mais contemplativo que o rosto humano"
Obrigado pelo interesse da leitura!