Outubro é o mês oficial de conscientização sobre a prevenção do câncer. No ano de 2018, à convite do Secretaria Municipal de Políticas Públicas da cidade de Ponta Grossa, na época, presidida pela competente Simone Kaminski Oliveira, realizei um trabalho sensível e de importância ímpar na conscientização da doença entre as mulheres.
A fotografia que eterniza a vida real nem sempre é bela, mas verdadeira.
Rodrigo Covolan
O projeto #Registro de Amor reuniu mulheres que enfrentram ou estavam em processo de tratamento da doença para enviar uma mensagem importante à sociedade. Em vez do trivial nesta época, que é fotografar mulheres super produzidas e bem vestidas acometidas pela doença para gerar uma mensagem de positivismo, resolvi encarar de forma diferente.
No meu entendimento, simplesmente maquiar e vestir pacientes pra que se sintam empoderadas e otimistas pode transmitir uma mensagem falsa de que a doença não é tão grave assim, e que as pacientes estão aí belas e sorrindo para fotos.
Sugeri então que clicássemos dois retratos, no primeiro, elas demonstrariam para a câmera o impacto do diagnóstico, da sensação de isolamento, do mundo em sombras e do desespero que a notícia trás. Após, faríamos uma foto mostrando otimismo, força de vontade e muita garra pra tentar superar a doença.


O resultado deste trabalho gerou uma mostra fotográfica especial, que reuniu dezenas de convidadas no seu lançamento e que pode ainda ser conferida por outras milhares e pessoas quando a mostra migrou para o Shopping Palladium Ponta Grossa.
Lutas eternizadas
Infelizmente no decorrer do tempo, fui informado que algumas destas mulheres lindas e cheias de vida infelizmente perderam a batalha para o câncer. Mas, mesmo em suas doloridas ausências, elas cumpriram o papel de conscientizar sobre a necessidade constante da prevenção, e suas vidas, foram literalmente a verdade sobre o motivo de todos os anos nos voltarmos para outubro como o mês da conscientização do câncer na vida das mulheres - a vida!
Obrigado por me permitir fazer parte de suas vidas. Guerreiras!


