07/09/2022 às 15:03

Exposição marca 20 anos da obra do fotógrafo Rodrigo Covolan

2min de leitura

A Casa da Praça, uma das mais importantes galerias de arte do Paraná, recebe nesta sexta-feira (3), a partir das 19h30, a exposição comemorativa aos 20 anos de carreira do fotógrafo ponta-grossense Rodrigo Covolan.

Natural de Santa Bárbara d’ Oeste, cidade do interior paulista, Rodrigo Covolan iniciou a carreira fotográfica em solo paranaense, e firmou-se como um dos mais importantes fotógrafos dos Campos Gerais. Com trabalhos de alcance nacional e internacional, o fotógrafo destacou-se por ser o pioneiro na fotografia de moda da região.

Para a mostra dos 20 anos, Covolan apresentará trabalhos consagrados como os do projeto À Moda da Casa e Allumè, além de fotografias de seu acervo pessoal e trabalhos fotojornalísticos produzidos nos onze anos que atuou como repórter fotográfico do jornal Diário dos Campos. 

Em vinte anos colecionei milhares de boas fotos, mas foram as pessoas que cruzaram por meus caminhos que me transformaram com suas histórias e necessidades das quais pude contribuir com meu trabalho

Rodrigo Covolan

Todas as seis salas da galeria receberão os trabalhos que ficam abertos para visitação gratuita da comunidade até o dia 26 de agosto. Após o encerramento da exposição, as obras serão leiloadas e a renda revertida para instituições de caridade.


A atleta fitness Andreia Tokutake retratada por Covolan. A foto faz parte da mostra que celebra os 20 anos de carreira do fotógrafo

Como parte da programação, o fotógrafo irá ministrar uma oficina gratuita de fotografia no local, com dicas, práticas e saídas orientadas. Segundo Rodrigo, a oficina é uma maneira de contribuir com o conhecimento adquirido em duas décadas, e ajudar as pessoas a criarem fotos mais atraentes e cativantes. Inscrições e detalhes serão anunciados nos próximos dias.  

Sempre tive um carinho especial por Castro, relatou o fotógrafo, que fez questão de mensurar alguns de seus trabalhos em solo castrense. “Temos muita matéria prima de alto nível por aqui. O Moinho da Castrolanda, a Fazenda Capão Alto e o Parque Lacustre são pontos motivadores das minhas visitas fotográficas na região”, finaliza. 

Casa da Praça

O espaço escolhido para a exposição, a Casa da Praça, fica localizada na praça Senhora Sant’Ana, no centro histórico de Castro. A construção original da casa data de 1870 e passou por restauração no ano 2000. O local, que já foi a residência do antigo prefeito da cidade, Pedro Novaes Rosa, é tombado desde 1982, e hoje abriga importantes exposições e projetos artísticos da região.



07 Set 2022

Exposição marca 20 anos da obra do fotógrafo Rodrigo Covolan

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

diário dos campos imprensa notícia

Quem viu também curtiu

07 de Set de 2022

A câmera enxerga a energia que as pessoas emitem, afirma fotógrafo Rodrigo Covolan 

07 de Set de 2022

O fim da inocência 

07 de Set de 2022

Uma fotografia de alerta e esperança

Dúvidas? Estou por aqui!
Logo do Whatsapp